ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA entrega propostas do Plano Safra a ministérios e ao Banco Central
Fazenda

Encontros ocorreram na segunda (19), em Brasília

20 de maio 2025
Por CNA

Brasília (20/05/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na segunda (19), de uma série de reuniões junto ao governo para apresentar as propostas do setor para o próximo Plano Safra.

O assessor técnico Guilherme Rios e o consultor de Política Agrícola da CNA, José Ângelo Mazzillo, se reuniram com representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda e do Banco Central.

Em todas as reuniões, a CNA explicou que a proposta foi construída com participação das federações estaduais de agricultura, produtores, sindicatos, instituições financeiras e cooperativas nas regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Matopiba.

Durante encontro com o MDA, Guilherme e José Ângelo focaram nas propostas da Agricultura Familiar, destacando a necessidade de revisão da Renda Bruta Agropecuária (RBA) para enquadramento no Pronaf e revisão dos limites financiáveis. A necessidade de modernização do Proagro também foi discutida.

Da esquerda para a direita: José Henrique da Silva, Guilherme Rios, Vanderlei Ziegler e José Ângelo Da esquerda para a direita: José Henrique da Silva, Guilherme Rios, Vanderlei Ziegler e José Ângelo

Já no Ministério da Fazenda, foi debatida a alteração do direcionamento das exigibilidades do crédito rural, fiscalização das aplicações dos recursos equalizáveis e volume de recursos a ser disponibilizado no Plano Safra.

Por fim, no Banco Central a conversa girou em torno das propostas de mudança no Proagro e Resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) a respeito das bonificações socioambientais para o crédito rural.

Da esquerda para a direita: João Ferrari Neto, José Ângelo, Claudio Filgueiras e Guilherme Rios Da esquerda para a direita: João Ferrari Neto, José Ângelo, Claudio Filgueiras e Guilherme Rios

“Essas reuniões são fundamentais para apresentar a proposta do setor produtivo para o próximo Plano Safra. O documento que elaboramos contou com a participação de produtores de diferentes portes e regiões do país, que contribuíram com relatos sobre as principais dificuldades no o às políticas agrícolas”, disse Guilherme Rios.

O documento – No final de abril, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, entregou ao secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos, o documento com as propostas para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2025/26. Clique aqui para ar.

No documento, a CNA destaca dez pontos considerados prioritários para o próximo Plano Safra, focados na modernização e aumento de recursos para o seguro rural, melhoria do ambiente de negócios, alteração dos limites de renda bruta agropecuária de programas de financiamento e eliminação de entraves regulatórios.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas