CNA participa do 2° Fórum Brasil pelas Águas

Evento foi realizado nesta semana, em João Pessoa (PB)
Brasília (09/05/2025) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (8), do 2º Fórum Brasil das Águas, realizado em João Pessoa (PB).
O evento, promovido pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), teve como objetivo debater ações que fortaleçam a gestão dos recursos hídricos no país.
O presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schmidt, integrou o “Água e Agricultura – Enfrentando os Desafios da Degradação do Solo e da Escassez Hídrica”, em que abordou os impactos das mudanças climáticas e os desafios para garantir a segurança hídrica no meio rural.
O destacou a importância da relação entre solos saudáveis, maior infiltração e armazenamento de água. Também foram debatidas políticas públicas e incentivos capazes de promover a adoção de práticas sustentáveis no campo.
De acordo com os dados apresentados por David, atualmente no Brasil há 8,2 milhões de hectares irrigados, mas o país tem como potencial efetivo 13,7 milhões de hectares, com projeção de crescimento de 250 mil/ha/ano até 2040.
Em relação as práticas sustentáveis, ele destacou que o produtor rural é um agente fundamental para o cumprimento das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), que são as metas adotadas pelo país para redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Para David, o desenvolvimento de novas tecnologias e práticas de fixação de carbono no solo são a base para que o agro seja reconhecimento como parte da solução para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
“A CNA tem atuado junto ao Governo Federal para levar o posicionamento do agro brasileiro às negociações internacionais e divulgar as práticas sustentáveis do agro para a comunidade internacional”, enfatizou.