ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Goiás

Faeg conquista de linha de crédito do FCO para aquisição de equídeos de trabalho
EQUIDEOCULTURA

Resultado veio com a mobilização da Comissão de Equideocultura da Federação

21 de maio 2025

Com a inclusão da compra de equídeos de trabalho na linha de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), é possível financiar até R$ 150 mil para a aquisição de animais utilizados na lida com o gado de corte e leite.

O resultado é fruto direto da mobilização da Comissão de Equideocultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), que identificou a ausência dessa possibilidade de crédito como um entrave ao desenvolvimento da atividade. Durante as reuniões realizadas, os membros da comissão solicitaram oficialmente, por meio do representante da instituição no FCO, Edson Novaes, a inclusão dos equídeos como item financiável.

Como parte do processo, a Faeg encaminhou um ofício ao CONDEL/Sudeco, solicitando a incorporação da proposta às Diretrizes e Prioridades do FCO. A justificativa apresentada destaca que o equídeo é um animal de serviço essencial no trabalho de manejo dos rebanhos bovinos de leite e corte, sendo fundamental para a melhoria da eficiência da atividade pecuária. Outro ponto importante é a exigência de que os animais estejam em conformidade com as regras sanitárias previstas nas políticas estaduais, assegurando saúde animal e segurança para a melhoria e eficiência na atividade.

“Esse é um o importante para fortalecer a equideocultura ligada à pecuária, garantindo melhores condições de trabalho e ampliando a capacidade de produção no campo”, destacou Edson Novaes. A nova linha de crédito representa um benefício direto para o produtor rural, ao oferecer o facilitado a recursos para a compra de animais essenciais ao manejo do rebanho.

Trata-se de uma medida prática, que dialoga com a realidade do campo e reconhece a relevância dos equídeos nas atividades agropecuárias”, completa Marcelo Penha, assessor da Comissão de Equideocultura da Faeg.

Como ar o FCO

Para ar a linha de crédito do FCO voltada à aquisição de equídeos de trabalho, o produtor rural deve procurar uma instituição financeira habilitada a operar com os recursos do fundo, como o Banco do Brasil.

É necessário apresentar:
• Projeto técnico;
• Documentos pessoais e da propriedade rural;
• Comprovação da finalidade da compra.

O crédito está disponível dentro da linha FCO Rural e segue as normas vigentes do programa. Mais informações podem ser obtidas na Faeg por meio da assessoria da Comissão de Equideocultura: WhatsApp:62-99679-4445.

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag